sábado, 13 de julho de 2013

Saxofone - Adolphe Sax


    Antoine-Josephe Sax



          A vida de Adolphe Sax, inventor de um dos instrumentos mais apreciados por todos que gostam da boa música, é um exemplo típico da indiferença, da falta de gratidão, que acompanha a maior parte dos homens, cujos inventos favorecem todo mundo, menos seus autores.
                    Sax nasceu em Diant/Bruxelas no ano de 1814, a rua onde nasceu tem o seu nome até os dias de hoje. filho do fabricante de instrumentos musicais Charles-Joseph Sax e Marie-Joseph Masson. Estudou na Royal School of Singing, em Bruxelas, onde teve sua formação musical, lá ele também estudou flauta e clarinete.
          Seu pai era um experimentador fanático e gastava toda sua fortuna no aperfeiçoamento dos instrumentos musicais, que o interessavam muito mais do que a sorte de seu único filho. Este, ainda criança, era perseguido pelo destino. Certa vez rolou por uma longa escada de pedra, outra engoliu um prego, sofreu queimaduras graves, ingeriu mais de uma vez, sem o saber, fortes doses de veneno, que o levaram á beira do túmulo.

          Contudo, Sax focava seu trabalho na criação de novos instrumentos. Seus estudos de flauta e clarinete lhe permitiram fazer um significativo aperfeiçoamento do clarinete-baixo, também conhecido como clarone, em 1834. Acredita-se que foi a partir daí que o belga teve a ideia do saxofone. Mais tarde dedicou-se ao estudo de uma combinação de instrumentos de metal com o clarinete e inventou o saxhorn, o saxtrompa e o saxofone. Com esses instrumentos enriqueceu as orquestras e compositores como Berlioz, Halévy; Meyerber e Auber.

          Mas o primeiro sax nasceu quando Adolphe adaptou uma palheta de um clarinete ao bocal de um oficlide (um predecessor da tuba em forma de U). O resultado foi um sax-baixo. A partir deste, Adolphe Sax criou o restante da família. O sax é um dos poucos instrumentos que foram realmente “inventados”.

          Historiadores estão de acordo que Adolphe Sax projetou e construiu o sax por volta de 1840. O esboço básico deste instrumento nunca mudou, embora muitos aperfeiçoamentos tenham sido feitos. Dessa incrível habilidade criativa nasceram o Sax Horn (uma espécie de tuba) e os saxofones.

          O saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, na "Paris Industrial Exibicion", em Paris, o que chamou a atenção de todos pela sua “estranha” e bela sonoridade. O instrumento foi patenteado em 1846. Até hoje, o mesmo permanece muito semelhante ao modelo criado originalmente por Adolph Sax.

          Porém, Adolphe nunca ficou rico. Devido ao seu sucesso, os concorrentes, de olho nos lucros, lançaram uma tremenda campanha contra ele. Entre outros golpes, acusaram-no de ter roubado a idéia do sax, subornaram músicos para boicotar os seus instrumentos e fizeram com que os compositores deixassem o sax à margem das salas de concerto. Adolphe sobreviveu aos ataques até que, em 1870, sua patente expirou e qualquer um pôde fazer sax.

          Desde então, vários são os tipos de sax que existem no mundo musical e que dão uma variedade de sons e timbres nos diferentes estilos musicais onde o sax é inserido.

          Sax não fez seus inventos por acaso, era um sábio, que aplicava aos instrumentos as leis de acústica, por ele descobertas. Porém seus êxitos não duraram muito e, em breve, caíram em completo esquecimento tanto o inventor como seus instrumentos. E Adolf Sax, o artista inventor do saxofone, morreu na mais completa miséria.



Fonte

0 Comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Deus Abençoe!!!

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot
fechar
Dominio ccbemusica a venda