TREINAMENTO MUSICAL
Método de Órgão do Compositor J.F. Burgmuller
OS ESTUDOS DE J.F. BURGMULLER
Johann Friedrich Burgmuller, compositor alemão nasceu
em 1806, e faleceu, França 1874. O estudo é uma peça musical,
que tem por fim explorar um problema técnico próprio do
instrumentos
para o qual é escrita.
A composição de estudos tomou um grande impulso no
inicio do século XIX, com o advento do Romantismo na música.
Desde essa época, tem sido escrita uma enorme quantidade
de estudos para todos instrumentos, e de todos os níveis de
qualidade – ruins, bons e excelentes.
São relativamente
poucos os que, graças ao talento ou genialidade de seus autores, transcenderam o simples didatismo
e atingira, o nível de autenticas obras primas.
Entre os escritos para piano, citem-se, em primeiro lugar,
os 24 Estudos de Chopin, op. 10 e 25. Destaquem-se, também, os de Liszt, Debussy, Rachmaninof, Scriabim, Moszkowski e
Camargo Guarnieri.
Mencionem – se entre muitos outros , os de estudos de
Clementi, Czerny Cramer e Burgmuller.
Um aspecto
interessante, que ressalta
a
musicalidade destes
estudos, e a predominância, neles,
da sonoridade piano, o
que traz à mente a frase lapidar de Debussy
“ A Musica começa
no
pianíssimo”
Sugestões para sequência dos
estudos:
Compassos Quaternários:
4 – 6 – 7 – 10 – 12 – 13 – 16 – 21 – 24 – 25
Compassos Ternários Simples:
5 – 8 – 14 – 15 – 17 – 19
Compassos Binários Simples:
1 – 2 – 11 – 18
Compassos Binários Compostos:
3 – 9 – 20 – 22 – 23
Começar pelas mais fáceis:
1 – 3 – 5 – 6 –
9 – 13
Com Quiálteras:
7 – 12 – 21
Mais difíceis:
4 – 8 – 14 - 19
1. Candura: Este estudo deve ser executado com estas qualidades:
pureza, ingenuidade, simplicidade, inocência,
sendo a essência do
pensamento do
compositor.
• Compasso 2/2 binário simples, tonalidade Dó M, U.T. mínima e U.C.
semibreve, ritmo
tético, metrônomo: semínima 100;
• Todas
as notas do acorde devem ser tocadas;
• Cuidado!
Acidentes ocorrentes;
• No 2ª sistema sinal
de repetição
e no
4º
sistema casa
1 e
2;
• 6º sistema, penúltimo compasso, “Poco rit”.
2. Arabescos: é um dos muitos termos, que a musica tomou de
empréstimo a
outras artes. Significa
“ornamento” pintado ou
esculpido, usado em decorações ornamento
de folhagens, flores e figuras entrelaçadas, empregado em pintura, baixos-relevos,
entalhaduras, mosaicos e na estamparia de tecidos.
O nome deste estudo parece referir-se ao
seu contorno
melódico, algo caprichoso.
• Compasso 2/4 binário
simples, tonalidade
Lá
m, U.T.
semínima U.C. mínima, ritmo Acéfalo, metrônomo semínima
90;
• Pulsação firme do
1º ao último compasso;
• Acordes na mão esquerda com staccato semínimas, execução colcheia;
• Pausas na mão direita, 3º sistema casa 1 e 2, 7º sistema sinal
de repetição, 5º
sistema no 2º
compasso, “Poco rall”;
• No ultimo
sistema, ultimo compasso
fermata;
3. Pastoral: Uma melodia singela evoca
um ambiente pastoral,
admirável pelos compositores Clássicos
e
Românticos.
• Compasso
6/8 binário
composto,
tonalidade Sol
M, U.T.
semínima pontuada, U.C. mínima
pontuada,
ritmo tético; metrônomo colcheia 156 – semínima pontuada 52;
• 1º sistema, 2º compasso sinal de respiração, 3º compasso apogiatura breve
(onde
a apogiatura tiver com acorde na
mão
esquerda não contar “e” antes, a apogiatura deve
ser articulada junto com o acorde e todas acordes devem ser
articulados);
• 2º
e
6º
sistema,
1º
compasso temos uma
apogiatura
sucessiva;
• 4º sistema, 2º compasso, mão esquerda muda para a
clave de sol, volta a clave de fá
no 5º sistema;
• Dedilhados, passagem e mudanças;
• 8º sistema, penúltimo compasso
“poco rall’’;
• Os acordes devem ser
todos articulados.
4. Reunião das Crianças: É um estudo de terças com staccato, tocar
bem
firme, alegre, breve, curto, resumido mas bem estruturado.
• Compasso
4/4 quaternário
simples, tonalidade Dó M, U.T. semínima, U.C. semibreve, ritmo Acéfalo, metrônomo
semínima 100;
• Solo de pedaleira;
• A mesma terça com mudança de
dedilhado;
• As terças tocar bem firme, não podemos ouvi-las uma nota após
a outra, limpas articuladas
sem esbarrar;
• Repetições, Fermata;
• 4º sistema,
3º
compasso a mão
esquerda
sobe
para o segundo
manual (U.M. Upper - Teclado superior);
• 6º sistema a mão esquerda desce para o primeiro manual
(L.M Lower - teclado inferior).
5. Inocência:
Excesso de
ingenuidade, pureza.
Estudo de
leveza da
mão direita, cuja melodia singela
justifica o titulo.
• Compasso ¾ ternário simples,
tonalidade Fá Maior,
U.T.
semínima, U.C. mínima
pontuada, ritmo Tético;
metrônomo semínima 72;
• Dedilhado: contração, substituição
na
mesma nota;
• Estudar
subdividido em 6 tempos;
• Cuidado! Colcheias e semínimas da mão direita
respeitar o seu valor, observar repetições casa
1 e
2;
• 3º sistema, 4º compasso sinal
de 8ª acima.
6. Progresso: No que
diz respeito
à técnica, este
estudo representa
um adiantamento em
relação aos anteriores: escalas
em ambas as mãos, uma maior independência da esquerda. O
próprio nome condiz com a composição
da
mesma.
• Compasso 4/4
quaternário simples,
tonalidade
Dó
M,
U.T.
semínima, U.C.
semibreve,
ritmo Tético, metrônomo
semínima 80;
• Cuidado! Acidentes ocorrentes, ligaduras de portamento no
3º sistema;
• Staccato
nas colcheias, a execução devem soar
semicolcheia;
• Sinal de repetição;
• 4º sistema, último compasso, repetição
“D.C.al Fine”.
7. O Riacho: São inúmeras as músicas, de todas as épocas que
descrevem o fluir das águas desde riachos ate cautelosos rios. Um estudo que desenvolve uma sonoridade suave no piano. E no órgão podemos registrar “piano” para
ser tocado com a mesma leveza.
• Compasso 4/4 quaternário simples,
tonalidade Sol
M, U.T. semínima,
U.C. semibreve, ritmo
Tético,
metrônomo
semínima 88;
• Peça escrita inteira
em
quiáltera, o 1º, 2º,
3º, 4º sistema segurar
a
1ª
nota
da quiáltera (semínima)
5º, 6º, 7º,
8º
sistema segurar a semínima da mão esquerda, ela faz parte da quiáltera da mão direita;
• 5º sistema na 2ª
pagina, sobe
a mão esquerda 2º
manual com a
chave U.M.(Upper)
teclado superior;
• Acidentes
ocorrentes;
• 8º sistema,
ultimo
compasso L.M.(Lower),
mão esquerda volta para o 1º manual;
• Repetição do
começo
ao fim “D.C. AL Fine”.
8. Graciosa: Engraçado, elegante, os grupos de
fusas (grupetos) devem ser executados
bem
firmes, ao mesmo
tempo leves e com graça.
• Compasso ¾
Ternário
Simples,
tonalidade Fá
M,
U.T.
Semínima U.C. mínima pontuada, ritmo tético; metrônomo
semínima 60;
• Podemos subdivir em
3 grupos de 4, 4, 4
• Cuidado! Com o valor das colcheias,
devem ser respeitada e
os acidentes ocorrentes
(são os grupetos com alterações);
• 2ª pagina, 2ª sistema as
colcheias
com staccato ao serem
executadas devem soar semicolcheias;
• 8º sistema, ultimo compasso
temos um sinal de “dim
e rit”;
• Repetição “D.C. al Fine”.
9. A Caça: É a prática de caçar animais geralmente de vida selvagem
por
comida entretenimento ou comércio. O som da trompa de caça é imitado
em
alguns trechos da mão esquerda.
• Compasso
6/8, Binário composto, Tonalidade
Dó
M,
U.T.
Semínima pontuada, U.C. mínima pontuada, ritmo Acéfalo, metrônomo colcheia 176;
• Acordes
com staccatos,
observar os
valores,
colcheias e semínimas;
• 2º sistema, a M.D. tocar no 1º manual L.M.(Lower) teclado
inferior, ligaduras de portamentos e substituição de dedos nas mesmas notas, em
seguida as colcheias com staccato, ao
ser executadas soar semicolcheias;
• 4º sistema, a mão
direita U.M. (Upper) teclado superior;
• 6º e 10º sistema, L.M. (Lower) M.E. e M.D. (errado) a M.D. 1º
manual teclado inferior, 8º sistema M.D., U.M.(Upper)
2º manual sobe para
o teclado superior.
• 10º sistema M.D., L.M. (Lower) 1º manual teclado inferior, até
o final da peça musical, não esquecer das
repetições;
• 4º pagina volta ao tema;
• Final da peça, penúltimo compasso “rall” ultimo compasso
uma fermata.
10.Flor Mimosa: Este estudo meigo e sensível, deve ser executado com a sonoridade branda.
• Compasso Quaternário 4/4 Simples, Tonalidade Ré M, U.T. semínima, U.C. semibreve, ritmo
tético, metrônomo semínima 90;
• 1º sistema, as duas mãos no
teclado superior U.M. (Upper);
• 3º sistema,
2º
compasso, ”rall.
poco”, sinal de
repetição, indicação L.M. (Lower) mão esquerda desce para o primeiro manual (teclado inferior);
• 5º sistema, 1º compasso, 2º e 4º tempo quiálteras, não é mordente (edição Ricord de piano);
• 6º sistema M.D. – M.E., U.M. (Upper) 2º manual teclado superior;
• 8º sistema “Poco
Rall”.
11.Alvéola: (Latim Alvolu)
uma cavidade que forma um favo de mel, na
maneira
de
se movimentar o autor sugeriu
a composição desta peça.
• Compasso 2/4, binário simples,
tonalidade Dó M,
U.T.
semínima, U.C.
mínima, metrônomo semínima 80;
• 1º sistema U.M. (Upper) a chave no sistema mão esquerda sobe para
o 2º manual;
• Acidentes
ocorrentes;
• Staccato de colcheia soa semicolcheia;
• 2º
sistema
fermata,
barra de repetição, 1º
manual
L.M.(Lower) teclado
inferior;
• 4º sistema
U.M.(Upper) no
sistema
subir a mão
esquerda para
o 2º manual;
• 2º pagina, 2º sistema 8ª acima;
• Ultimo sistema L.M.( Lower) mão esquerda descer para o 1º
manual.
12.Adeus: É um estudo de agilidade em tercinas rápidas, bem apresentativas
da
agitação de uma pessoa que se despede
de alguém, podemos
definir
também em um
gesto de saudades.
• Compasso 4/4,
quaternário simples,
tonalidade Lá m,
U.T. semínima, U.C. semibreve, ritmo acéfalo, metrônomo
semínima 80;
• Cuidado! Mesma pulsação do inicio ao fim;
• 1º sistema começa acéfalo, 2º compasso
uma apogiatura longa (Mozart)
edição Vitale, (edição Ricord e Schirmer) é breve,
acidentes ocorrentes, Cuidado! 4º compasso “poco
rall”;
• Sinal “D.S.” U.M. (Upper) mão
esquerda, 2º manual;
• Cuidado! Quiálteras sempre o apoio na 1ª nota, 4º compasso
L.M.(Lower) mão esquerda 1º manual;
• 3º sistema U.M.
(Upper) mão
esquerda 2º manual;
• 4º
sistema
L.M. (Lower) mão esquerda 1º manual,
3º
compasso “To Coda” 4º compasso dupla barra;
• 2ª página, 2º sistema, 4º
compasso “rall”, “D.S. al Coda”;
• 3º sistema sinal
“Coda”.
13.Consolação: Desenvolve
o
cantábile em sonoridade, motivo de
satisfação e alegria.
• Compasso 4/4, quaternário simples, tonalidade Dó M, U.T.
semínima, U.C.
semibreve,
metrônomo semínima 100;
• Ritmo acéfalo seguido de colcheias;
• Cuidado! Acidentes ocorrentes, mão esquerda tocar as notas
do
acorde, “rall”, “a tempo”, semínimas tempo exato da figura;
• 2ª página, 2º compasso,
U.M.
(Upper), mão
esquerda
2º
manual, semínimas M.D.
valor exato;
• Ultimo
sistema
“rit”
L.M.
(Lower)
mão
esquerda
no 1º
manual.
14.A Estiriana: É uma graciosa
valsa à moda da Estiria, que é uma província
do sudeste da Áustria.
• Compasso
¾,
ternário
simples,
tonalidade Sol
M,
U.T.
semínima, U.C.
mínima pontuada,
metrônomo
semínima 96;
• 1º sistema apogiatura breve, seguida de mínima pontuada, semínima com staccato soa colcheia, acidentes
ocorrentes;
• 2º sistema,
sinal
“D.S.”
sinal
de repetição
ao
terminar
a
partitura voltar no
sinal e terminar no “Fine” sem respeitar as
repetições.
• 4º, 5º e 6º sistema mordente;
15.Balada: “Balada” é uma peça pianistica de
caráter narrativo, isto é,
que conta algum acontecimento. Este
Estudo, é dentro das devidas proporções, o mais dramático da Coleção. Música complexa de
uma balada, com ou sem texto.
• Compasso 3/8, Tonalidade
baseada na escala homônima Dó
m – Dó M – Dó m
- (São as escalas
com o mesmo nome e
modos) Ternário Simples,
U.T. Colcheia
e a
U.C. Semínima
pontuada, metrônomo colcheia 120;
• 1º sistema M.D. colcheias com staccato,
soar semicolcheias,
M.E.
pausas, notas na pedaleira e no 3º
compasso semicolcheias ligadas, cuidado!
articulação limpa;
• 4º sistema colcheias com
staccato, soar
semicolcheias;
• 5º sistema, 6º compasso
fermata
e
“To
Coda” muda
a
tonalidade para
Dó M;
• 8º sistema sinal
de repetição;
• 9º sistema “D.C. al
Coda” e voltar do começo até
o “To Coda”;
• 10º sistema “Coda”, U.M. (Upper) M.E. teclado superior, 7º
compasso L.M.
(Lower) M.E. 1º manual, teclado inferior.
16.Doce Queixa: uma melodia suave
e triste faz jus ao nome desta peça.
• Compasso 4/4, Quaternário simples, Tonalidade Sol Menor, U.T.
semínima, U.C.
semibreve, metrônomo semínima 65;
• Cuidado! Pausas na M.E., respeitar os tempos das
colcheias;
• 1º sistema, 4º compasso,
2º
manual
U.M. (Upper) M.E. teclado superior;
• 2º sistema,
4º
compasso, 1º manual L.M.
(Lower)
M.E. teclado inferior;
• 3º sistema, 4º compasso, 2º manual U.M. (Upper) M.E sobe para
o teclado superior;
• 4º sistema, 4º compasso, L.M. (Lower) M.E desce para o 1º
manual;
• 5º sistema, mudança para a clave de Sol M.E., colcheias
com staccato na M.D. e
M.E.
colcheias ligadas. Mudanças de
registros clave de Sol
e Fá,
• 6º sistema,
4º
compasso, 2º manual U.M.
(Upper)
M.E.
teclado superior;
• 7º sistema, 1º compasso,
L.M. (Lower) M.E.
1º
manual,
teclado inferior, 4º compasso
uma
clave de Fá;
• 8º sistema, 2º manual, mudança de registro na M.E. e no 4º
compasso, U.M. (Upper) M.E. teclado superior;
• Cuidado! Nos últimos compassos, verificar a Edição Ricord e
Vitale escritos a mão esquerda de maneira
diferente.
17.Tagarela: O movimento incessante de semicolcheias descreve, bem humoradamente, o comportamento de uma pessoa que fala sem parar.
• Compasso 3/8, ternário simples, U.T. colcheia, U.C. semínima
pontuada, Ritmo tético, Tonalidade
Fá M, metrônomo colcheia 120;
• 2º e
4º
sistema,
sinais
de repetições e
mudanças
de
dedilhado na mesma nota;
• Temos cromatismo (se preferir usar o dedilhado da escala
cromática, dedos
1-3 e 1-2 para semitons);
• Cuidado!,
Pausas;
• 6º sistema, não
contar “e, um”
na apogiatura
(edição da
Ricord, não tem apogiatura);
• 7º sistema,
sinal de repetição casas
1-2.
18.Inquietação: O ritmo continuo de pausa de semicolcheia seguida de
três semicolcheias
costuma exprimir, em música,
inquietação, desassossego sentimento que, neste estudo, é reforçado pelo
modo menor.
Obs.: Um aspecto interessante que ressalta a musicalidade destes
estudos é a predominância, neles, da sonoridade
piano, o que traz à mente à frase
lapidar de Debussy
“A
música começa
no
pianíssimo”.
• Compasso 2/4, Binário Simples, U.T. semínima, U.C. Mínima,
Ritmo
tético Tonalidade Mi m;
metrônomo
semínima 80;
• Staccato nas colcheias devem soar semicolcheias,
acidentes ocorrentes;
• 3º sistema sinal
de repetição;
• 4º sistema, clave de Sol na clave de Fá, sendo assim mudança
de registro, no 4º compasso
“rall”;
• 5º sistema retorna para a clave de Fá “a Tempo” retorna o
tema;
• 7º e 8º sistema sinal de repetição casas
1-2.
19.Ave Maria: É o único dos “25 Estudos” que emprega acordes em
legato. Estes criam, muito bem, o ambiente
de uma oração singela e
contrita. Não trocar o nome da peça musical “Ave Maria” por Avo Maria,
Ame Maria.
• Tonalidade Lá
M,
compasso ¾,
Ternário
simples, U.T.
semínima, U.C. mínima pontuada e
Ritmo tético, metrônomo
semínima 80;
• Inicio do
estudo M.D. e M.E.
clave de Sol,
2º
sistema,
2º
compasso clave de Fá e no 4º compasso volta a clave de Sol, sendo
que
a nota Lá da M.E.
é no mesmo registro;
• Cuidado!,
sinal
de respirações, acidentes ocorrentes e bequadros;
• 5º sistema, 4º compasso fermata e 5º compasso
uma
variação do tema;
• 6º sistema, 4º compasso mudança de registro,clave de Sol;
• 8º sistema, Fermata.
20.Tarantela: É uma dança alegre e movimentada, em compasso 6/8
originaria do sul da Italia. Seria essa a origem da dança e da palavra
“Tarantela”. Na realidade, porém, a palavra deriva de Taranto, que
é uma cidade da Itália meridional. Muitos
compositores românticos
escreveram bonitas tarantelas.
• Compasso
6/8, binário composto, tonalidade baseada na
escala homônima Ré m, Ré M, Re m, U.T. semínima pontuada,
U.C. mínima pontuada,
Ritmo tético, metrônomo
semínima pontuada 80 ou colcheia 220;
• 1º sistema, 1º manual, L.M. (Lower) teclado inferior;
• 2º sistema, 2º manual U.M. (Upper) M.D., teclado superior, sinal
de repetição;
• 3º sistema, notas seguidas de pausas, mudança para a clave
de
Sol na mão esquerda;
• 5º sistema, apogiatura, M.E.
clave de Fá;
• 1º ao
6º
sistema, tonalidade Ré m;
• 6º e 7º sistema, mudança de tonalidade para Ré M, mudança de registro M.E. para a
clave de Fá;
• 8º sistema mordente e apogiatura
breve, cuidado! Não contar “e, um” (Edição Vitale)
esta apogiatura é longa, tem diferença nos valores das figuras;
• 9º sistema, sinal de
repetição e no
5º
compasso volta tonalidade Ré m;
• 11º sistema, sinal de repetição.
21.Vozes dos Anjos: Estudos de pequenos arpejos, distribuídos pelas
duas mãos. Desenvolve o legato, e a
leveza e uniformidade do
toque.
• Compasso
Quaternário 4/4
simples, Tonalidade
Sol Maior, U.T. semínima, U.C.
semibreve, Ritmo tético, Metrônomo semínima 90;
• 2º e 3º sistema, sinal de repetição;
• 3º sistema, 2º compasso, mudança para clave de Sol, sendo
que
registro não muda na M.E., no 4º compasso, muda para a
clave de Fá, mudança de registro;
• Cuidado!, acidentes ocorrentes;
• 6º e 7º sistema, sinal de repetição,
casas 1-2;
• 8º sistema, 8ª acima.
22.Barcarola: É uma peça musical
que imita o canto dos remadores de
gôndola de
Veneza
–
os
gondoleiros.
Esteve
muito
aceito e conhecido entre os compositores românticos, que nos deixaram
um grande números
de barcarolas. Acham-se escritas
nos compasso
6/8, que é o mais adequado para imitar o movimento de sobe e desce das
ondas e, por consequência, do barco.
• Compasso 6/8, Binário Composto, Tonalidade Lá b M, U.T.
semínima pontuada,
U.C. Mínima pontuada,
metrônomo
semínima pontuada 60 ou colcheia 180;
• 1º sistema, 1º manual,
L.M.
(Lower) teclado inferior, 4º
compasso, uma fermata;
• 2º sistema, 4º compasso, floreio
breve no baixo;
• 4º sistema, M.D. 2º manual, U.M. (Upper) teclado superior, M.E.
colcheias com pausas;
• 7º sistema, 3º compasso, clave
de Sol, mudança de
registro;
• 8º sistema, apogiatura e 2º compasso, “poco rall” “a tempo”
4º compasso;
• 11º sistema, 1º
manual L.M.(Lower) teclado inferior.
23.Regresso: É um pequeno estudo de cordas em staccato, que
desenvolve a flexibilidade
do
pulso e a leveza do ataque. O
movimento
continuo das
colcheias, ajudado pelo
modo maior, exprime bem alegre a agitação de quem retorna ao lar e
aos entes queridos.
• Compasso 6/8, binário composto, Tonalidade Mi bemol M,
U.T.
semínima pontuada, U.C. mínima pontuada, Ritmo acéfalo e Metrônomo semínima pontuada 70 ou colcheia
198;
• Atenção, inicio
M.E.
colcheia com
staccato, sendo
uma introdução
ate
o 2º sistema, 3º
compasso;
• 2º sistema, sinal
de repetição,
4º compasso, inicio do
Tema;
• 4º sistema, acidente de precaução;
• 5º sistema, 4º compasso, “rall”;
• 6º sistema, “a tempo”
retorna o Tema;
• 7º sistema, barra de repetição;
• 8º sistema, fermata.
24.Andorinha: É um estudo de igualdade de toque e de leveza, com
cruzamentos
de mãos. A música
sugere
o
voo gracioso de
um pássaro muito
simpático aos europeus: a andorinha.
• Compasso 4/4,
quaternário
simples,
U.T. semínima, U.C. semibreve,
tonalidade Sol M, Ritmo acéfalo, Metrônomo semínima 75;
• 1º sistema, 1º manual, L.M. (Lower) teclado
inferior,
M.E. cruza por
cima da M.D.;
• Cuidado,
notas com staccato,
colcheias devem
soar semicolcheias e
as semicolcheias soar
fusas;
• 3º sistema, sinal de repetição casas
1-2;
• 3º, 4º e
5º
sistema,
acidentes ocorrentes e
de
precaução;
• 8º
sistema,
surge
a
clave de Fá
na mão direita, falta uma pausa de
semínima no 2º tempo.
25.Fidalga: O Caractere desta peça muito adequado ao titulo, faz a
música briosa e aristocrática de
outro compositor
alemão Carl
Maria von Weber (1786-
1826).
• Compasso 4/4, quaternário simples, tonalidade Do M - Fá M - Do M, U.T. semínima, U.C. semibreve, Ritmo tético, Metrônomo
semínima 90;
• Inicio, colcheias com staccato soar semicolcheias seguida de
pausa, apogiatura
breve. Atenção,
não dizer “e, um”;
• 1º ao 4º sistema, Tonalidade Dó M, Atenção,
acidentes ocorrentes;
• 3º ao
6º
sistema, sinal de repetição;
• 5º e 6º sistema, tonalidade Fá M, 4º
compasso de 8º acima;
• 7º sistema, retorna
o tema na tonalidade
de Dó M;
• 9º sistema, 1º manual, L.M. (Lower) teclado inferior, e no 3º compasso, 2º tempo, M.D. 2º manual U.M. (Upper)
teclado superior;
• 10º sistema, M.D.
e
M.E.
1º
manual
L.M. (Lower) teclado inferior,
3º compasso, 2º tempo,
M.D.
2º manual
U.M. (Upper) teclado superior;
• Edição Schirmer-Ricord esta escrito
acicatura
com ligadura
(piano), de órgão
já esta pronto.
AGRADECIMENTOS
AO NOSSO
DEUS
QUE NOS DEU A FORÇA
PARA ELABORAR MAIS
ESTE TRABALHO NA SUA OBRA.
DEUS SEJA LOUVADO!
AS IRMÃS EXAMINADORAS


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Deus Abençoe!!!