quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Organistas CCB - Orientações de Estudos Burgmuller




TREINAMENTO MUSICAL


todo de Órgão do Compositor J.F. Burgmuller


  

OS ESTUDOS DE J.F. BURGMULLER

Johann Friedrich Burgmuller, compositor alemão nasceu em 1806, e faleceu, França 1874. O estudo é uma pa musical, que tem por fim explorar um problema técnico próprio do instrumentos para o qual é escrita.

A composição de estudos tomou um grande impulso no inicio do culo XIX, com o advento do Romantismo na música. Desde essa época, tem sido escrita uma enorme quantidade de estudos para todos instrumentos, e de todos os níveis de qualidade ruins, bons e excelentes.

São relativamente poucos os que, graças ao talento ou genialidade de seus autores, transcenderam o simples didatismo e atingira, o nível de autenticas obras primas.

Entre os escritos para piano, citem-se, em primeiro lugar,
os 24 Estudos de Chopin, op. 10 e 25. Destaquem-se, também, os de Liszt, Debussy, Rachmaninof, Scriabim, Moszkowski e Camargo Guarnieri.

Mencionem se entre muitos outros , os de estudos de
Clementi, Czerny Cramer e Burgmuller.

Um  aspecto  interessante,  que  ressalta  a  musicalidade destes estudos, e a predominância, neles, da sonoridade piano, o que traz  à mente a frase lapidar de Debussy “ A Musica começa no pianíssimo


Sugeses para sequência dos estudos:

Compassos Quaternários:

4 – 6 – 7 10 12 13 16 21 24 25

Compassos Ternários Simples:

5 – 8 14 15 17 19

Compassos Binários Simples:

1 – 2 11 18

Compassos Binários Compostos:

3 – 9 20 22 23

Começar pelas mais fáceis:

1 – 3 – 5 6 – 9 13

Com Quiálteras:

7 12 21

Mais difíceis:

4 – 8 14 - 19


25 ESTUDOS - ORDEM DE 01 a 25



1Candura: Este estudo deve ser executado com estas qualidades: pureza, ingenuidade, simplicidade, inocência, sendo a essência do pensamento do compositor.

•   Compasso 2/2 binário simples, tonalidade M, U.T. mínima e U.C. semibreve, ritmo tético, metrônomo: semínima 100;

•   Todas as notas do acorde devem ser tocadas;

•   Cuidado!  Acidentes ocorrentes;

•   No 2ª sistema sinal de repetição e no 4º sistema  casa 1 e 2;

•    sistema, penúltimo compasso, Poco rit”.




2. Arabescos: é um dos muitos termos, que a musica tomou de empréstimo a outras artes. Significa “ornamento” pintado ou esculpido, usado em decorações ornamento de folhagens, flores e figuras entrelaçadas, empregado em pintura, baixos-relevos, entalhaduras, mosaicos e na estamparia de tecidos. O nome deste estudo parece referir-se ao seu contorno melódico, algo caprichoso.

•   Compass 2/ binário   simples,   tonalidad Lá   m U.T. semínima U.C. mínima, ritmo Acéfalo, metrônomo semínima
90;

•   Pulsação firme do 1º ao último compasso;

•   Acordes na mão esquerda com staccato semínimas, execução colcheia;

•   Pausas na mão direita, sistema casa 1 e 2, sistema sinal
de repetição, 5º sistema no 2º compasso, Poco rall”;

•   No ultimo sistema, ultimo compasso fermata;


3.  Pastoral Um melodia   singela   evoca   u ambiente   pastoral, admirável      pelos      compositores      Clássicos      e      Românticos.


•   Compasso  6/8  binário  composto,  tonalidade  Sol  M,    U.T. semínima pontuada, U.C. mínima pontuada, ritmo tético; metrônomo colcheia 156 semínima pontuada 52;
•   sistema, compasso sinal de respiração, compasso apogiatura  breve  (onde  a  apogiatura  tiver  com  acordna mão esquerda não contar “e” antes, a apogiatura deve ser articulada   junto com o acorde e todas acordes devem ser articulados);
•   2º    6º   sistema,   1º   compass temo um apogiatura sucessiva;
•   sistema, compasso, mão esquerda muda para a  clave de sol, volta a clave de no 5º sistema;
•   Dedilhados, passagem e mudaas;
•    sistema, penúltimo compasso “poco rall’;
•   Os acordes devem ser todos articulados.









4.  Reunião das Criaas: É um estudo de terças com staccato, tocar bem firme, alegre, breve, curto, resumido mas bem estruturado.

•   Compasso  4/4  quaternário  simples,  tonalidade   M,  U.T. semínima, U.C. semibreve, ritmo Acéfalo, metrônomo semínima 100;

•   Solo de pedaleira;

•   A mesma terça com mudaa de dedilhado;

•   As teas tocar bem firme, não podemos ouvi-las uma nota após a outra, limpas articuladas sem esbarrar;

•   Repetições, Fermata;


•    sistema,   compasso  a  mão  esquerda  sobe  para  o segundo manual (U.M. Upper - Teclado superior);

•    sistema a mão esquerda desce para o primeiro manual
(L.M Lower - teclado inferior).




5.  Inocência:  Excesso  de  ingenuidade,  pureza.  Estudo  de  leveza  da mão direita, cuja melodia singela justifica o titulo.

•   Compasso  ¾  ternário  simples,  tonalidade   Maior,  U.T. semínima, U.C. mínima pontuada, ritmo tico; metrônomo semínima 72;

•   Dedilhado: contração, substituição na mesma nota;

•   Estudar subdividido em 6 tempos;

•   Cuidado! Colcheias e semínimas da mão direita respeitar o seu valor, observar repetições casa 1 e 2;

•    sistema, compasso sinal de acima.




6.  Progresso: No que diz respeito à técnica, este estudo representa um adiantamento  em  relação  aos  anteriores:  escalas  em  ambas  as mãos, uma maior independência da esquerda. O próprio nome condiz com a composição da mesma.

•   Compasso  4/4  quaternário  simples,  tonalidade   M,  U.T. semínima,  U.C.  semibreve,  ritmo  tico,  metrônomo semínima 80;

•   Cuidado! Acidentes ocorrentes, ligaduras de portamento no
3º sistema;

•   Staccato nas colcheias, a execução devem soar semicolcheia;

•   Sinal de repetição;

•    sistema, último compasso, repetição “D.C.al Fine.




7. O Riacho: São inúmeras as sicas, de todas as épocas que descrevem o fluir das águas desde riachos ate cautelosos rios. Um estudo que desenvolve uma sonoridade  suave no piano. E no órgão podemos  registrar piano” para ser tocado com a mesma leveza.

•   Compasso  4/quaternário  simples,  tonalidade  Sol  M, U.T. semínima,  U.C.  semibreve,  ritmo  tico,  metrônomo semínima 88;

•   Peça  escrita  inteira  em  quiáltera,  o  1º,  2º,  3º,   sistema segurar  a   nota  da  quiáltera  (semínima)  5º,  6º,  7º,  8º sistema segurar a semínima da mão esquerda, ela faz parte da quiáltera da mão direita;

•   5º sistema na pagina, sobe a mão esquerda manual com a chave U.M.(Upper) teclado superior;

•   Acidentes ocorrentes;

•    sistema,  ultimo  compasso  L.M.(Lower),  mão  esquerda volta para o 1º manual;

•   Repetição do como ao fim “D.C. AL Fine.




8.  Graciosa: Engraçado, elegante, os grupos de fusas (grupetos) devem ser executados bem firmes, ao mesmo tempo leves e com graça.

•   Compass ¾   Ternário   Simples,   tonalidad Fá   M,   U.T.
Semínima U.C. mínima pontuada, ritmo tético; metrônomo semínima 60;

•   Podemos subdivir em 3 grupos de 4, 4, 4

•   Cuidado! Com o valor das colcheias, devem ser respeitada e os acidentes ocorrentes (são os grupetos com alterações);

•   pagina, 2ª  sistema as  colcheias com staccato ao serem executadas devem soar semicolcheias;


•    sistema, ultimo compasso temos um sinal de “dim e rit”;

•   Repetição “D.C. al Fine”.




9.  A Caça: É a prática de caçar animais geralmente de vida selvagem por comida entretenimento ou comércio. O som da trompa de caça é imitado em alguns trechos da mão esquerda.

•   Compasso  6/8,  Binário  composto,  Tonalidade   M,  U.T.
Semínima pontuada, U.C. mínima pontuada, ritmo Acéfalo, metrônomo colcheia 176;

•   Acordes  com  staccatos,  observar  os  valores,  colcheias  e semínimas;

•   sistema, a M.D. tocar no manual L.M.(Lower) teclado inferior,   ligaduras   de portamentos e substituição de dedos nas mesmas notas, em seguida as colcheias com staccato, ao ser executadas soar semicolcheias;

•    sistema, a mão direita U.M. (Upper) teclado superior;

•   e 10º sistema, L.M. (Lower) M.E. e M.D. (errado) a M.D. 1º manual teclado inferior, 8º sistema M.D., U.M.(Upper) 2º manual sobe para o teclado superior.

•   10º sistema M.D., L.M. (Lower) manual teclado inferior, até o final da peça musical, não esquecer das repetições;

•    pagina volta ao tema;

•   Final da peça, penúltimo compasso rall ultimo compasso
uma fermata.




10.Flor Mimosa: Este estudo meigo e senvel, deve ser executado com a sonoridade branda.


•   Compasso Quaternário 4/4 Simples, Tonalidade Ré M, U.T. semínima,  U.Csemibreve,  ritmo  tético,  metrônomo semínima 90;

•    sistema, as duas mãos no teclado superior U.M. (Upper);

•    sistema,   compasso,  ”rall.  poco”,  sinal  de  repetição, indicação L.M. (Lower) mão esquerda desce para o primeiro manual (teclado inferior);

•   sistema, compasso, e tempo quiálteras, não é mordente (edição Ricord de piano);

•   6º sistema M.D.   M.E. U.M. (Upper) manual teclado superior;

•    sistema Poco Rall”.




11.Alvéola: (Latim Alvolu)  uma cavidade que forma um favo de mel, na maneira de se movimentar o autor  sugeriu a composição desta peça.

•   Compass 2/4,   binário   simples,   tonalidad Dó   M,   U.T. semínima, U.C. mínima, metrônomo semínima 80;

•   sistema U.M. (Upper) a chave no sistema mão esquerda sobe para o 2º manual;

•   Acidentes ocorrentes;

•   Staccato de colcheia soa semicolcheia;

•   2º    sistema    fermata,    barra    de    repetição,    1º    manual
L.M.(Lower) teclado inferior;

•    sistema  U.M.(Upper)  no  sistema  subir  a  mão  esquerda para o 2º manual;

•    pagina, 2º sistema acima;


•   Ultimo sistema L.M.( Lower) mão esquerda descer para o
manual.




12.Adeus: É um estudo de agilidade em tercinas rápidas, bem apresentativas da agitação de uma pessoa que se despede de alguém, podemos definir também em um gesto de saudades.

•   Compasso  4/4,  quaternário  simples,  tonalidade   m,  U.T. semínima, U.C. semibreve, ritmo acéfalo, metrônomo semínima 80;

•   Cuidado! Mesma pulsação do inicio ao fim;

•    sistema  coma  acéfalo,   compasso  uma  apogiatura longa (Mozart) edição Vitale,   (edição Ricord   e Schirmer) é breve, acidentes ocorrentes, Cuidado! compasso “poco rall;

•   Sinal “D.S.U.M. (Upper) mão esquerda, 2º manual;

•   Cuidado! Quiálteras sempre o apoio na 1ª nota, compasso
L.M.(Lower) mão esquerda manual;

•    sistema U.M. (Upper) mão esquerda manual;

•   4º   sistem L.M (Lower)   mã esquerd 1º   manual,   
compasso “To Coda” compasso dupla barra;

•    página, 2º sistema, compasso “rall”, “D.S. al Coda”;

•    sistema sinal “Coda”.




13.Consolação:  Desenvolve  o  canbile  em  sonoridade,  motivo  de satisfação e alegria.

•   Compasso 4/4, quaternário simples, tonalidade M, U.T. semínima, U.C. semibreve, metrônomo semínima 100;

•   Ritmo acéfalo seguido de colcheias;


•   Cuidado! Acidentes ocorrentes, mão esquerda tocar as notas do acorde, “rall”,   “a tempo, semínimas tempo exato da figura;

•    página,   compasso,  U.M.  (Upper),  mão  esquerda  
manual, semínimas M.D. valor exato;

•   Ultimo  sistema  rit L.M.  (Lower)  mão  esquerda  no  
manual.




14.A Estiriana: É uma graciosa valsa à moda da Estiria, que é uma província do sudeste da Áustria.

•   Compasso  ¾,  ternário  simples,  tonalidade     Sol  M,  U.T. semínima, U.C. mínima pontuada, metrônomo semínima 96;

•   sistema apogiatura breve, seguida de mínima pontuada, semínima com staccato soa colcheia, acidentes ocorrentes;

•    sistema,  sinal  D.S. sinal  de  repetição  ao  terminar  a partitura voltar no sinal e terminar no Fine” sem respeitar as repetições.

•   , 5º e 6º sistema mordente;




15.Balada: “Balada” é uma peça pianistica de caráter narrativo, isto é, que conta algum acontecimento. Este Estudo, é dentro das devidas proporções, o mais dramático da Coleção. Música complexa de uma balada, com ou sem texto.

•   Compasso 3/8, Tonalidade baseada na escala homônima Dó m M m - (São as escalas com o mesmo nome e modos) Ternário Simples, U.T. Colcheia e a U.C. Semínima pontuada, metrônomo colcheia 120;


•   sistema M.D. colcheias com staccato, soar semicolcheias, M.E. pausas, notas na pedaleira e no compasso semicolcheias ligadas, cuidado! articulação limpa;

•    sistema colcheias com staccato, soar semicolcheias;

•    sistema,   compasso  fermata  e  “To  Coda”  muda  a
tonalidade para Dó M;

•    sistema sinal de repetição;

•    sistema “D.C. al Coda” e voltar do como até o “To Coda”;

•   10º sistema “Coda”, U.M. (Upper) M.E. teclado superior,
compasso L.M. (Lower) M.E. manual, teclado inferior.




16.Doce Queixa: uma melodia suave e triste faz jus ao nome desta peça.

•   Compasso 4/4, Quaternário simples, Tonalidade Sol Menor, U.T. semínima, U.C. semibreve, metrônomo semínima 65;

•   Cuidado! Pausas na M.E., respeitar os tempos das colcheias;

•    sistema,   compasso,   manual  U.M.  (Upper)  M.E. teclado superior;

•    sistema,   compasso,   manual  L.M.  (Lower)  M.E. teclado inferior;

•   sistema, compasso, manual U.M. (Upper) M.E sobe para o teclado superior;

•    sistema, compasso, L.M. (Lower) M.E desce para o 1º
manual;

•   sistema, mudaa para a clave de Sol M.E., colcheias com staccato na M.D. e M.E. colcheias ligadas. Mudaas de registros clave de Sol e Fá,


•    sistema,   compasso,   manual  U.M.  (Upper)  M.E. teclado superior;

•    sistema,   compasso,  L.M.  (Lower)  M.E.   manual, teclado inferior, compasso uma clave de Fá;

•    sistema, manual, mudaa de registro na M.E. e no
compasso, U.M. (Upper) M.E. teclado superior;

•   Cuidado! Nos últimos compassos, verificar a Edição Ricord e
Vitale escritos a mão esquerda de maneira diferente.




17.Tagarela: O movimento incessante de semicolcheias descreve, bem humoradamente, o comportamento de uma pessoa que fala sem parar.

•   Compasso 3/8, ternário simples, U.T. colcheia, U.C. semínima pontuada,   Ritm tético,   Tonalidade   Fá   M,   metrônomo colcheia 120;

•   2º    4º   sistema,   sinais   d repetiçõe  mudaas   de dedilhado na mesma nota;

•   Temos cromatismo (se preferir usar o dedilhado da escala cromática, dedos 1-3 e 1-2 para semitons);

•   Cuidado!, Pausas;

•    sistema,  não  contar  “e,  um na  apogiatura  (edição  da
Ricord, não tem apogiatura);

•    sistema, sinal de repetição casas 1-2.




18.Inquietão: O ritmo continuo de pausa de semicolcheia seguida de três semicolcheias costuma exprimir, em sica, inquietação, desassossego sentimento que, neste estudo, é refoado pelo modo menor.
Obs.: Um aspecto interessante que ressalta a musicalidade destes


estudos é a predominância, neles, da sonoridade piano, o que traz à mente   à   frase   lapida d Debussy      “A   sica   com no pianíssimo.

•   Compasso 2/4, Binário Simples, U.T. semínima, U.C. nima, Ritmo tético Tonalidade Mi m; metrônomo semínima 80;

•   Staccato nas colcheias devem soar semicolcheias, acidentes ocorrentes;

•    sistema sinal de repetição;

•    sistema, clave de Sol na clave de Fá, sendo assim mudaa
de registro, no 4º compasso “rall”;

•    sistema retorna para a clave de “a Tempo” retorna o
tema;

•    e 8º sistema sinal de repetição casas 1-2.




19.Ave Maria: É o único dos “25 Estudos que emprega acordes em legato. Estes criam, muito bem, o ambiente de uma oração singela e contrita. Não trocar o nome da peça musical Ave Maria por Avo Maria, Ame Maria.

•   Tonalidad Lá   M,   compass ¾,   Ternário   simples,   U.T. semínima, U.C. mínima pontuada e Ritmo tético, metrônomo semínima 80;

•   Inicio  do  estudo  M.D.  e  M.E.  clave  de Sol,   sistema,  compasso clave de Fá e no compasso volta a clave de Sol, sendo que a nota Lá da M.E. é no mesmo registro;

•   Cuidado!,   sinal   d respirações,   acidente ocorrente e bequadros;

•    sistema,   compasso  fermata  e   compasso  uma variação do tema;

•    sistema, compasso mudaa de registro,clave de Sol;


•    sistema, Fermata.




20.Tarantela: É uma daa alegre e movimentada, em compasso 6/8 originaria do sul da Italia. Seria essa a origem da daa e da palavra “Tarantela”. Na realidade, porém, a palavra deriva de Taranto, que é uma cidade da Itália meridional. Muitos compositores românticos escreveram bonitas tarantelas.

•   Compasso  6/8,  binário  composto,  tonalidade  baseada  na escala   homônim Ré   m Ré   M,   Re   m U.T.   semínima pontuada, U.C. mínima pontuada, Ritmo tético, metrônomo semínima pontuada 80 ou colcheia 220;

•    sistema, manual, L.M. (Lower) teclado inferior;

•   sistema, manual U.M. (Upper) M.D., teclado superior, sinal de repetição;

•   sistema, notas seguidas de pausas, mudaa para a clave de Sol na mão esquerda;

•    sistema, apogiatura, M.E. clave de Fá;

•    ao 6º sistema, tonalidade Ré m;

•   e sistema, mudaa de tonalidade para Ré M, mudaa de registro M.E. para a clave de Fá;

•    sistema  mordente  e  apogiatura  breve,  cuidado!  Não contar “e, um (Edição Vitale) esta apogiatura é longa, tem diferea nos valores das figuras;

•    sistema,  sinal  de  repetição  e  no   compasso  volta tonalidade Ré m;

•   11º sistema, sinal de repetição.


21.Vozes dos Anjos: Estudos de pequenos arpejos, distribuídos pelas duas  mãos.  Desenvolve  o  legato,  e  leveza  e  uniformidade  do toque.

•   Compasso  Quaternário  4/4  simples,  Tonalidade  Sol  Maior, U.T. semínima, U.C. semibreve, Ritmo tético, Metrônomo semínima 90;

•    e 3º sistema, sinal de repetição;

•   sistema, compasso, mudaa para clave de Sol, sendo que registro não  muda na M.E., no compasso, muda para a clave de Fá, mudança de registro;

•   Cuidado!, acidentes ocorrentes;

•    e 7º sistema, sinal de repetição, casas 1-2;

•    sistema, acima.




22.Barcarola: É uma peça musical que imita o canto dos remadores de gôndola  de  Veneza   os  gondoleiros.  Esteve  muito  aceito  e conhecido entre os compositores românticos, que nos deixaram um grande  números  de  barcarolas.  Acham-se  escritas  nos  compasso
6/8, que é o mais adequado para imitar o movimento de sobe e desce das ondas e, por consequência, do barco.

•   Compasso 6/8, Binário Composto, Tonalidade b M, U.T. semínima pontuada, U.C. Mínima pontuada, metrônomo semínima pontuada 60 ou colcheia 180;

•    sistema,   manual,  L.M.  (Lower)  teclado  inferior,  
compasso, uma fermata;

•    sistema, compasso, floreio breve no baixo;

•   sistema, M.D. manual, U.M. (Upper) teclado superior, M.E. colcheias com pausas;

•    sistema, compasso, clave de Sol, mudaa de registro;


•    sistema, apogiatura e compasso, poco rall” “a tempo
compasso;

•   11º sistema, manual L.M.(Lower) teclado inferior.




23.Regresso: É um pequeno estudo de cordas em staccato, que desenvolve a flexibilidade do pulso e a leveza do ataque. O movimento continuo das colcheias, ajudado pelo modo maior, exprime bem alegre a agitação de quem retorna ao lar e aos entes queridos.

•   Compasso 6/8, binário composto, Tonalidade Mi bemol M, U.T.   semínim pontuada,   U.C mínim pontuada,   Ritmo acéfalo e Metrônomo semínim pontuada 70 ou colcheia
198;

•   Ateão,  inicio  M.E.  colcheia  com  staccato,  sendo  uma introdução ate o 2º sistema, compasso;

•    sistema, sinal de repetição, 4º compasso, inicio do Tema;

•    sistema, acidente de precaução;

•    sistema, compasso, “rall”;

•    sistema, “a tempo” retorna o Tema;

•    sistema, barra de repetição;

•    sistema, fermata.







24.Andorinha: É um estudo de igualdade de toque e de leveza, com cruzamentos  de  mãos.  A  sica  sugere  o  voo  gracioso  de  um pássaro muito simpático aos europeus: a andorinha.


•   Compasso  4/4,  quaternário  simples,  U.T.  semínima,  U.C. semibreve, tonalidade Sol M, Ritmo acéfalo, Metrônomo semínima 75;

•    sistema,   manual,  L.M.  (Lower)  teclado  inferior,  M.E. cruza por cima da M.D.;

•   Cuidado,    notas    com    staccato,    colcheias    devem    soar semicolcheias e as semicolcheias soar fusas;

•    sistema, sinal de repetição casas 1-2;

•   3º,    4º    e    5º    sistema,    acidentes    ocorrentes    e    de precaão;

•   8º    sistema,    surge    a    clave    de    Fá    na    mão    direita, falta uma pausa de semínima no 2º tempo.




25.Fidalga: O Caractere desta peça muito adequado ao titulo, faz a sica  briosa  e  aristocrática  de  outro  compositor  alemãCarl Maria von Weber (1786- 1826).

•   Compasso 4/4, quaternário simples, tonalidade Do M - M - Do     M,   U.T semínima,   U.C semibreve Ritm tético, Metrônomo semínima 90;

•   Inicio, colcheias com staccato soar semicolcheias seguida de
pausa, apogiatura breve. Atenção, não dizer “e, um”;

•    ao   sistema,  Tonalidade   M,  Ateão,  acidentes ocorrentes;

•    ao 6º sistema, sinal de repetição;

•    e 6º sistema, tonalidade Fá M, compasso de acima;

•    sistema, retorna o tema na tonalidade de Dó M;


•   sistema, manual, L.M. (Lower) teclado inferior, e no compasso, 2º tempo, M.D. manual U.M. (Upper) teclado superior;

•   10º  sistema,  M.D.  e  M.E.   manual  L.M.  (Lower)  teclado inferior,  3º  compasso,    2º  tempo,  M.D.  2º  manual  U.M. (Upper) teclado superior;

•   Edição  Schirmer-Ricord esta escrito  acicatura com ligadura
(piano), de órgão já esta pronto.


  

AGRADECIMENTOS

AO NOSSO DEUS QUE NOS DEU A FORÇA PARA ELABORAR MAIS ESTE TRABALHO NA SUA OBRA.

DEUS SEJA LOUVADO!

AS IRMÃS EXAMINADORAS


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Deus Abençoe!!!

 
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